segunda-feira, 21 de março de 2011

21 de Março O Dia Mundia da Poesia

Érato, a musa da Poesia. - Simon Voeut


Ser poeta é ser mais alto, é ser maior
Do que os homens! Morder como quem beija!
E ser mendigo e dar como quem seja
Rei do Reino de Aquém e de Além Dor!

É ter de mil desejos o esplendor
E não ter sequer que se deseja!
É ter cá dentro um astro que flameja,
É ter garras e asas de condor!

É ter fome, e ter sede de Infinito!
Por elmo, as manhãs de oiro e cetim…
É condensar o mundo num só grito!

E é amar-te, assim, perdidamente…
É seres alma, e sangue, e vida em mim
E dizê-lo cantando a toda a gente!

Ser Poeta, Florbela Espanca


O dia 21 de março, comemorado em mais de cem países, é a data promulgada pela UNESCO para ser celebrada como Dia Mundial da Poesia.
Grandes poetas brasileiros fazem parte da nossa história poética de todos os tempos. Adélia Prado, Álvares de Azevedo, Augusto dos Anjos, Casimiro de Abreu, Castro Alves, Cecília Meirelles, Cora Coralina, Ferreira Gullar, Gregório de Matos, Machado de Assis, Manuel Bandeira, Mario Quintana, Olavo Bilac, Mário de Andrade, Murilo Mendes, Paulo Mendes Campos e Vinícius de Moraes são apenas alguns de nossos melhores.

- Poesia - manifestação literária que se diferencia da prosa, na forma e no conteúdo.
A palavra poesia é herdada do grego, "poíesis", "ação de fazer algo", pelo latim - "poese", + "-ia" que significa"criação".



Ai as almas dos poetas
Não as entende ninguém;
São almas de violetas
Que são poetas também.

Andam perdidas na vida,
Como as estrelas no ar;
Sentem o vento gemer
Ouvem as rosas chorar!

Só quem embala no peito
Dores amargas e secretas
É que em noites de luar
Pode entender os poetas.

E eu que arrasto amarguras
Que nunca arrastou ninguém
Tenho alma pra sentir
A dos poetas também! 

Os Poetas, Florbela Espanca.



QUE NESTE DIA 21 DE MARÇO, DATA TÃO IMPORTANTE PARA TODOS AQUELES QUE LIDAM COM A POESIA, ÉRATO POSSA ABENÇOAR A TODOS NÓS.
PARABÉNS AOS POETAS!



"Doutores da Alegria" dia 1º de Julho de 2011

Grupo de atores do projeto "Doutores da Alegria"



Agora com a agenda definida, o V Festival Internacional de Poesia de Dois Córregos começa a divulgar os convidados deste ano. Para iniciar o evento que tem como tema principal "Poesia, a arte do encontro", vamos inundar a cidade de energia positiva, recebendo eles, que são a própria energia positiva em formato de gente, os "Doutores da Alegria". Uma ONG brasileira formada em 1991, com a nobre missão de colorir a vida e espalhar a saúde nas almas das crianças e adultos. Este ano nos enviaram três de seus mais queridos membros, Soraya Saíde, Thais Ferrara e Heraldo Firmino, para ministrarem a primeira palestra do evento, com o tema: "Profissão Palhaço", conhecendo-os bem, já dá pra imaginar que a palestra vai ser na verdade um grande espetáculo, destinado a todas as crianças, até mesmo aquelas que ainda vivem dentro de nós, não percam!





Uso infantil

Composição
Humor - 100%
Formação artística profissional e contínua - 100%
Sistematização e disponibilização de conhecimento - Centro de Estudos - 100%
Administração e captação de recursos eficientes - 100%


Informações históricas
Em 1986, Michael Christensen, um palhaço americano, diretor do Big Apple Circus de Nova Iorque, apresentava-se numa comemoração num hospital daquela cidade, quando pediu para visitar as crianças internadas que não puderam participar do evento. Improvisando, substituiu as imagens da internação por outras alegres e engraçadas. Essa foi a semente da Clown Care Unit™, grupo de artistas especialmente treinados para levar alegria a crianças internadas em hospitais de Nova Iorque.

Em 1988 Wellington Nogueira passou a integrar a trupe americana. Voltando ao Brasil, em 1991, resolveu tentar aqui um projeto parecido, enquanto ex-colegas faziam o mesmo na França (Le Rire Medecin) e Alemanha (Die Klown Doktoren). Os preparativos deram um trabalho danado, mas valeu: em setembro daquele ano, numa luminosa iniciativa do Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em São Paulo (hoje Hospital da Criança), teve início nosso programa.

Informações técnicas
Nossa missão é ser uma organização proeminentemente dedicada a levar alegria a crianças hospitalizadas, seus pais e profissionais de saúde, através da arte do palhaço, nutrindo esta forma de expressão como meio de enriquecimento da experiência humana.

Somos uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que realiza cerca de 75 mil visitas por ano a crianças internadas em hospitais de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte.

Indicações
Traumas ligados à hospitalização infantil: perda de controle sobre o corpo e a vida; atitudes negativas em relação às doenças e à recuperação.

Contra-indicações
Não há.

Posologia
A besteirologia deve ser aplicada diariamente até que o paciente não saiba mais como ficar triste. É remédio para a vida toda.

website: www.doutoresdaalegria.org.br
twitter: @doutores 



Local: Hotel Estância Santa Paula
av. Godofredo Schilini s/n
Dois Córregos - SP

Dia 1º de Julho
9h30 às 10h30

terça-feira, 15 de março de 2011

15 de Março O Dia da Escola

Rubem Alves


" Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas."
Rubem Alves 


 p.s. nossa pequena e singela homenagem ao dia da casa do saber, a escola!


segunda-feira, 14 de março de 2011

O poeta idealiza, o homem realiza...

José Eduardo Mendes Camargo


O Instituto Usina de Sonhos foi idealizado pelo poeta e empresário José Eduardo Mendes de Camargo.
José Eduardo nasceu em Dois Córregos - SP em 3/11/1949. Filho do farmacêutico e dentista Antonio João Camargo e da farmacêutica Adelaide Mendes Camargo, ambos já falecidos. Casado, tem duas filhas.
Durante sua juventude, dividiu seu tempo entre os estudos e o esporte. Começou, com oito anos de idade, a praticar o Jiu-Jitsu, a fim de curar uma bronquite, e nunca mais parou, chegando ao grau de faixa-preta, diplomado pelo Grande Mestre Helio Gracie, considerado o maior ícone deste esporte no Brasil.
Alguns amigos empresários ou colegas do tatame têm José Eduardo como um idealista, criador de projetos socioculturais. Com efeito, além da Usina de Sonhos, José Eduardo acaba de formatar o “EntreVersos”, projeto no qual a poesia é levada a todos os segmentos da sociedade de Dois Córregos.

 


Como uma corrente viva, o "EntreVersos" vem envolvendo empresas, comércio, escolas, templos religiosos, 
moradores, hospitais, e já chegou à Casa de Detenção e aos canaviais. O propósito principal é a transformação do ser humano para o Bem Estar Social, para a Paz e a Não-violência.
Homem de negócios, professor de artes marciais, diretor de instituições importantes, José Eduardo de Camargo faz da poesia o seu principal veículo de comunicação com o mundo, pois, acima de tudo, é um poeta.
É autor de vários livros de poesias, entre eles, “Sonhos”, “Luminiscências”, “Delírios”, além do recém-lançado “Resgate”, em português e espanhol, com 80 poemas e prefácio do jurista e também poeta Ives Gandra Martins, que cita sua “notável capacidade de integração social e uma fantástica vocação para fazer amigos”.
É o próprio Ives Gandra quem define José Eduardo como um “lírico incorrigível” e aponta a obra prefaciada como “a comprovação definitiva de seu talento poético”.


"Vou despertar como o sol,
 desvirginando nuvens,
 aquecendo corpos
 e perdendo-me no horizonte.

 Vou me recolher como a lua,
 dançando entre as estrelas,
 refletindo-me nas águas,
 iluminando o caminho dos encontros.

 Vou me fundir em tua luz
 e a nossa união
 resplandecerá no universo."

 
Luminescência, José Eduardo Mendes Camargo


Desejos Vãos - Florbela Espanca


Florbela Espanca


Desejos Vãos

Eu queria ser o Mar de altivo porte
Que ri e canta, a vastidão imensa!
Eu queria ser a Pedra que não pensa,
A pedra do caminho, rude e forte!

Eu queria ser o Sol, a luz intensa,
O bem do que é humilde e não tem sorte!
Eu queria ser a árvore tosca e densa
Que ri do mundo vão e até da morte!

Mas o Mar também chora de tristeza…
As árvores também, como quem reza,
Abrem, aos Céus, os braços, como um crente!

E o Sol altivo e forte, ao fim de um dia,
Tem lágrimas de sangue na agonia!
E as Pedras… essas… pisa-as toda a gente!…

Florbela Espanca - Livro de Mágoas



O soneto foi musicado em 2009 pela cantora portuguesa Mariza
em seu album "Transparente". Veja o video e desfrute
desta experiência sinestésica de poema e melodia!




FELIZ DIA DA POESIA!


14 de Março O Dia Nacional da Poesia



Castro Alves


A poesia é a arte da linguagem humana, do gênero lírico, que expressa sentimento através do ritmo e da palavra cantada. Seus fins estéticos transformaram a forma usual da fala em recursos formais, através das rimas cadenciadas.
As poesias fazem adoração a alguém ou a algo, mas pode ser contextualizada dentro do gênero satírico também.
Existem três tipos de poesias: as existenciais, que retratam as experiências de vida, a morte, as angústias, a velhice e a solidão; as líricas, que trazem as emoções do autor; e a social, trazendo como temática principal as questões sociais e políticas.
A poesia ganhou um dia específico, sendo este criado em homenagem ao poeta brasileiro Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871), no dia de seu nascimento, 14 de março.
Castro Alves ficou conhecido como o “poeta dos escravos”, pois lutou grandemente pela abolição da escravidão. Além disso, era um grande defensor do sistema republicano de governo, onde o povo elege seu presidente através do voto direto e secreto.
Sua indignação quanto ao preconceito racial ficou registrada na poesia “Navio Negreiro”, chegando a fazer um protesto contra a situação em que viviam os negros. Mas seu primeiro poema que retratava a escravidão foi “A Canção do Africano”, publicado em A Primavera.
Cursou direito na faculdade do Recife e teve grande participação na vida política da Faculdade, nas sociedades estudantis, onde desde cedo recebera calorosas saudações.
Castro Alves era um jovem bonito, esbelto, de pele clara, com uma voz marcante e forte. Sua beleza o fez conquistar a admiração dos homens, mas principalmente as paixões das mulheres, que puderam ser registrados em seus versos, considerados mais tarde como os poemas líricos mais lindos do Brasil.
E para fechar com chave de ouro, um dos poemas mais belos de Castro Alves, "As três irmãs do Poeta"...


As tres irmãs do Poeta
 
É Noite! as sombras correm nebulosas.
Vão três pálidas virgens silenciosas
Através da procela irrequieta.
Vão três pálidas virgens... vão sombrias
Rindo colar num beijo as bocas frias...


Na fronte cismadora do Poeta:

"Saúde, irmão! Eu sou a Indiferença.
Sou eu quem te sepulta a idéia imensa,
Quem no teu nome a escuridão projeta...
Fui eu que te vesti do meu sudário...
Que vais fazer tão triste e solitário?..."


- "Eu lutarei!" - responde-lhe o Poeta.

"Saúde, meu irmão! Eu sou a Fome.
Sou eu quem o teu negro pão consome...
O teu mísero pão, mísero atleta!
Hoje, amanhã, depois... depois (qu'importa?)
Virei sempre sentar-me à tua porta..."


-"Eu sofrerei"-responde-lhe o Poeta.

"Saúde, meu irmão! Eu sou a Morte.
Suspende em meio o hino augusto e forte.
Marquei-te a fronte, mísero profeta!
Volve ao nada! Não sentes neste enleio
Teu cântico gelar-se no meu seio?!"
-"Eu cantarei no céu" - diz-lhe o Poeta!

Castro Alves

Um feliz dia da Poesia a todos nós!

sábado, 12 de março de 2011

Localização do Evento: Hotel Estância Santa Paula

Interior do Hotel


Localizado a 25 minutos de Barra Bonita, onde é realizado o passeio de barco com eclusagem pelo lendário Rio Tiete, a 30 minutos de Brotas, capital nacional do ecoturismo, a 15 minutos de Jaú, cidade que possui o maior centro de compras de calçados femininos da América Latina e a 60 minutos de Ibitinga, capital nacional do Bordado.
O Hotel Estância Santa Paula é a melhor opção para turismo da Melhor Idade, Turismo Educacional, Lazer em Famílias e Convenções de Empresas.
Os apartamentos são amplos e confortáveis, possui piscina aquecida e coberta, piscina de biribol, tudo isso aliado à deliciosa comida caseira do Restaurante Sinhá Paulina, o agradável restaurante climatizado com vista panorâmica do hotel!!!


Área verde do Hotel


O Festival deste ano, será realizado no Hotel nos dias 1, 2, e 3 de Julho com o tema "Poesia, a arte do encontro". A cidade de Dois Córregos possui seu próprio polo turístico sendo a capital paulista da Poesia, com uma grande área verde e a maior produção de Macadâmia do estado. É fácil chegar aqui!





HOTEL ESTÂNCIA SANTA PAULA
ENDEREÇO Av.Gofredo Schilini, 435
CEP 17300-000, Dois Córregos - SP
Fone: (14) 3652 1500 / (14) 3652 5655