segunda-feira, 14 de março de 2011

O poeta idealiza, o homem realiza...

José Eduardo Mendes Camargo


O Instituto Usina de Sonhos foi idealizado pelo poeta e empresário José Eduardo Mendes de Camargo.
José Eduardo nasceu em Dois Córregos - SP em 3/11/1949. Filho do farmacêutico e dentista Antonio João Camargo e da farmacêutica Adelaide Mendes Camargo, ambos já falecidos. Casado, tem duas filhas.
Durante sua juventude, dividiu seu tempo entre os estudos e o esporte. Começou, com oito anos de idade, a praticar o Jiu-Jitsu, a fim de curar uma bronquite, e nunca mais parou, chegando ao grau de faixa-preta, diplomado pelo Grande Mestre Helio Gracie, considerado o maior ícone deste esporte no Brasil.
Alguns amigos empresários ou colegas do tatame têm José Eduardo como um idealista, criador de projetos socioculturais. Com efeito, além da Usina de Sonhos, José Eduardo acaba de formatar o “EntreVersos”, projeto no qual a poesia é levada a todos os segmentos da sociedade de Dois Córregos.

 


Como uma corrente viva, o "EntreVersos" vem envolvendo empresas, comércio, escolas, templos religiosos, 
moradores, hospitais, e já chegou à Casa de Detenção e aos canaviais. O propósito principal é a transformação do ser humano para o Bem Estar Social, para a Paz e a Não-violência.
Homem de negócios, professor de artes marciais, diretor de instituições importantes, José Eduardo de Camargo faz da poesia o seu principal veículo de comunicação com o mundo, pois, acima de tudo, é um poeta.
É autor de vários livros de poesias, entre eles, “Sonhos”, “Luminiscências”, “Delírios”, além do recém-lançado “Resgate”, em português e espanhol, com 80 poemas e prefácio do jurista e também poeta Ives Gandra Martins, que cita sua “notável capacidade de integração social e uma fantástica vocação para fazer amigos”.
É o próprio Ives Gandra quem define José Eduardo como um “lírico incorrigível” e aponta a obra prefaciada como “a comprovação definitiva de seu talento poético”.


"Vou despertar como o sol,
 desvirginando nuvens,
 aquecendo corpos
 e perdendo-me no horizonte.

 Vou me recolher como a lua,
 dançando entre as estrelas,
 refletindo-me nas águas,
 iluminando o caminho dos encontros.

 Vou me fundir em tua luz
 e a nossa união
 resplandecerá no universo."

 
Luminescência, José Eduardo Mendes Camargo


Nenhum comentário:

Postar um comentário